O currículo é que norteia as atividades de ensino-aprendizagem, constituindo-se, de elementos (filosóficos, fundamentação, objetivos, conteúdos, metodologias, meios e avaliação ) organizados e sistematizados dentro de um espaço e tempo determinado, conforme Silva,B.
Em meio a sociedade de cultura tecnológica, a escola tradicional já não consegue atender às necessidades de aprendizagens nos seus moldes curriculares. Nasce daí, a integração entre tecnologias e currículo, que se estabelece numa ótica de transformação do contexto ensino-aprendizagem, em um espaço ativo, de experiência, formação de cidadãos e de vivências democráticas, ampliado pela presença das tecnologias. O que se traduz conforme teóricos, na concepção do design educacional do currículo, que significa a prática pedagógica com uso de tecnologias, proporcionando a integração de diferentes mídias ao currículo, com foco na aprendizagem do aluno em sua realidade de vida, interesses e preferências de aprendizagem.
No entanto, de acordo teóricos, a integração entre tecnologias e currículo potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula, desde quando há compreensão da concepção de currículo que se almeja desenvolver. A tecnologia por si só, não é o diferencial, mas a forma de encarar essa tecnologia. Saber integrar diferentes tecnologias de acordo com os objetivos pedagógicos da atividade, as características das tecnologias disponíveis e as condições contextuais.
Silva afirma que as TIC proporcionam um espaço de profunda renovação da escola e que os agentes educativos têm aqui um grande desafio: transformar o modelo de instrutor e transmissor de informação para um modelo de construtor colaborativo de saberes e na abertura aos contextos sociais e culturais.
O trabalho com projeto é a estratégia mais eficiente de fazer a integração entre as diversas mídias e conteúdos curriculares (potencializador da interdisciplinaridade). A pedagogia de projetos possibilita a aprendizagem do aluno protagonista. Fazendo, produzindo através da investigação, a partir de conceitos já conhecidos e a descoberta de outros, que emergem dessas investigações. E assim, utilizando tecnologias, expressar seu pensamento por diferentes linguagens e formas de representação. E a mediação do professor é fundamental, para orientação, criação de situações de aprendizagem que permitam ao aluno fazer regulações conforme os objetivos curriculares.
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