terça-feira, 6 de julho de 2010

Plano de aula com recursos tecnológicos

SCOLA ESTADUAL JUSCELINO K. DE OLIVEIRA Professora: Sulavone Aquino Mota Ries CONTEÚDO: CICLO DA ÁGUA COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS NATURAIS OBJETIVO: Desenvolver o conhecimento sobre os movimentos da água e sua importância para manutenção da vida. O QUE O ALUNO PODERÁ APRENDER COM ESSA AULA: Ter conhecimento desse fenômeno natural tendo como conseqüências as mudanças de estado físicos da água: líquido, gasoso e sólido, durante o processo de circulação. Além disso, a sua importância para a manutenção da vida no planeta. DURAÇÃO DAS ATIVIDADES: 2 aulas de 50 min. CONHECIMENTOS PRÉVIOS TRABALHADOS PELO PROFESSOR: A formação de nuvens, a chuva, a neve, a neblina. ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA: 1ª AULA: A abordagem do tema em ambiente externo à sala de aula, em contato com a natureza (introdução e aprofundamentos). Abrir uma discussão a respeito da água se fazendo presente em todos os elementos da natureza. Chamar a atenção dos alunos para o céu: formação de nuvens, o sol aquecendo as águas e secando chão, lembrar o orvalho da manhã nas plantas. Chamar atenção ainda, que em todos esses fenômenos estão ocorrendo mudanças da água, através de transformações em seu estado físico: líquido, gasoso e sólido. Apresentar o ciclo da água através do data show fazendo as explicações conforme a animação vai apresentando os temas. http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=2065 2ª AULA: Levar os alunos ao laboratório de informática para que em grupos possam resolver a atividade interativa sobre o ciclo da água que está disponível em: http://www.cambito.com.br/games/ciclo_agua.htm Logo após a socialização entre os alunos sobre a atividade desenvolvida sob a orientação do professor, fazer a conclusão da atividade. Pedir que os alunos façam um desenho representando o que aprenderam. E depois fazer a exposição dos desenhos no mural da sala. AVALIAÇÃO: Serão avaliados através da participação e interação não só com os joguinhos de animação como também com os colegas entre se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário