sexta-feira, 7 de maio de 2010

O QUE É O HIPERTEXTO ?

>

Uma das mais novas modalidades de texto ou formas de se fazer leitura ? Esses e outros aspectos são os motivos de divergências entre estudiosos da tecnologia .É o que se percebeu em relação à conceituação do hipertexto.

A princípio,alguns pesquisadores discutem como critério da linearidade e não-linearidade textual, além da existência desse, dentro do computador em ambiente digital ou não, para se denominar como hipertexto.

Nessa perspectiva, o francês Pierre Lévy e alguns pesquisadores norte-americanos defendem a não-linearidade e o ambiente digital, características fundamentais do hipertexto ou seja, este tipo textual não segue uma linha sistemática, obrigatória ao leitor, como nos textos no papel, más o leitor navegador com toda liberdade de optar pelos múltiplos caminhos através das várias conexões interligadas por palavras, imagens e outros, no ambiente virtual.

Por outro lado, há uma corrente que defende a hipertextualidade não como um objeto de estudo más, um jeito de pensar, um jeito hipertextual de ler, além disso,a disposição de conteúdos um após o outro, não significa que o mesmo seja linear.Bolter e Grusin defendem que a hipertextualidade independentemente da nomeclatura, existe há séculos. Para eles, sumários, notas de rodapé levam o leitor à navegação, é como se fossem os links no ambiente virtual.

Nesse sentido, sendo novo ou não, o hipertexto nesta era digital não poderia se traduzir na forma mais eficaz, democrática e a acessibilidade de se buscar informações dos mais variados contextos e as mais variadas óticas do conhecimento. Ao contrário do texto no papel.Já que a cultura do livro ,desde tempos remotos tinha pouca ou quase nenhuma acessibilidade.E hoje, ainda se percebe, que apesar da tecnologia, o livro , a principal ferramenta da leitura no papel, mantém uma certa inacessibilidade pelos altos custos para a população menos privilegiada.

2 comentários:

  1. Olá Sulavone, gostei muito da sua colocação sobre hipertexto. Vejo que o trabalho com hipertexto vai ajudar professores e alunos no cotidiano com aulas,promovendo a pesquisa no ambiente escolar. Bom seria se o aluno fizesse o bom uso dos livros que o MEC oferta, certamente o conhecinento seria muito maior.

    ResponderExcluir
  2. Olá SUlavone , gostei muito do seu comentários sobre o hipertexto,mais discordo quando você diz:que apesar da tecnologia o livro continua sendo a principal ferramenta de leitura.

    ResponderExcluir