Título: Tocantins antes e depois da criação
Componente curricular: História
Série: 4º e 5º ano do Ensino Fundamental
DADOS DA AULA:
O que os alunos poderão aprender com esta aula:
Conhecer a história da criação do Estado do Tocantins e sua contribuição para o progresso da região.Identificar as transformações e permanências nas vivências culturais(materiais e artísticas) do estado.
DURAÇÃO DAS ATIVIDADES:
5 aulas de 50 minutos
CONHECIMENTO PRÉVIO TRABALHADOS PELO PROFESSOR COM OS ALUNOS:
Diálogo com os alunos sobre o Estado do Tocantins, quanto ao processo de separação e criação .
ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA:
1ª Etapa:
Buscar na biblioteca mapa do Tocantins para exposição e jornais local e distribuir entre os grupos de trabalho para manuseio e exploração quanto aspectos sociais, econômicos, políticos evidenciados e discussão desses aspectos como consequência do processo de separação e criação do Estado.
2ª Etapa (Atividade extra-classe): Coletar relatos de moradores antigos da região pelos alunos, focando a economia, política, educação e saúde. Além disso, o lugar de origem desses moradores, para que tenham noção do aspecto sociocultural do Tocantins no processo de colonização.
ENTREVISTA:
1- Há quantos anos o(a) senhor(a) mora no Estado?
2- De que região o(a) senhor(a) vei ?
3- Como era a vida aqui no Estado naquela época?
4- Como os moradores daquela época contavam com :
Assistência à saúde:
Educação para os filhos:
Participação política:
Qual a principal atividade econômica?
3ª Etapa: Socialização da pesquisa por grupos de trabalho, através de exposição desses dados colhidos, em cartazes. Favorecendo a oratória.
4ª Etapa: Pesquisa na Internet com utilização da ferramenta youtube sobre A história da criação do Estado do Tocantins e seu desenvolvimento após separação, fazendo um comparativo dessas informações com as informações já conhecidas.
http://www.youtube.com/watch?v=0tjq-Zi8PkY&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=eY0ySb6YZZ8&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=LTCpkDHtJkI&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=4X3WSzKdYEY&feature=related
5ª Etapa: Apresentação dos grupos sobre o conteúdo pesquisado tendo como base um roteiro a observar com utilização de cartazes ilustrativos com o seguinte tema Tocantins antes e depois do processo de separação.
ROTEIRO DE ATIVIDADE:
1-De modo geral, como era a vida dos moradores da região antes da separação? E depois?
2-A principal atividade econômica antes da separação ? E hoje?
6ª Etapa: Entrar no endereço .http://sulaquino.blogspot.com/ assistir a um vídeo Documentário sobre o Estado do Tocantins e deixar um comentário a respeito do assunto, da dupla no blog.
RECURSOS COMPLEMENTARES:
Jornais, revistas, papel pardo, relatos de pessoas, fotos , mapas e outros.
AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados durante todas as etapas de atividades desenvolvidas, através da participação, comprometimento e desempenho
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A experiência de utilizar todos esses recursos para ministrar a aula de história do Tocantins foi bastante enriquecedora, pela falta de material didático relacionado com o assunto, e poder utilizar os recursos do youtube: imagens,vídeos relacionados, valorizou ainda mais a qualidade da aula, facilitando maior assimilação por parte das crianças.
ResponderExcluir