Como profissional da educação e mais que uma educadora sou uma aprendiz. Pois mais do que ensinar, aprendo com meus alunos. Aprende-se ao buscar os conhecimentos, as metodologias adequadas para desenvolvê-las, os recursos pedagógicos e tecnológicos utilizáveis para aquele conteúdo, e principalmente o desenvolvimento dessa prática em sala com os alunos. Já que diante das varias vivências, formas de pensamentos e realidades se descobre de repente outras possibilidades de conhecimento.
Particularmente sempre gostei de buscar novos conhecimentos para minha vida profissional. Atualmente busco entender o uso das tecnologias na educação, suas vantagens , tendências e principalmente a sua utilização de forma mais adequada e produtiva possível para a formação do educando.Sei que não basta utilizar tecnologias na escola, mas saber de que forma usá-las, é fundamental.
Assim, participar de cursos de capacitação e formação profissional são experiências muito importantes e enriquecedoras para o aperfeiçoamento profissional. Pois esses, nos dão oportunidades de conhecimentos não só científicos mas reflexões de práticas, novidades da área, vivências e experiências através da interação com os colegas.Isso nos leva a repensar a nossa prática pedagógica, buscar novas abordagens metodológicas e consequentemente melhor atuação profissional.
Hoje, sabe-se que é preciso acompanhar as novas mudanças. Com a demanda das tecnologias, precisamos estar abertos às novas tendências de letramentos, para não corrermos o risco de fazer o ensino ultrapassado, sem utilidade para o mundo atual. No entanto, precisamos estar preparados para usá-los ou seja, fazer uso do mesmo numa perspectiva reflexiva e crítica dos seus conteúdos,questionando o seu objetivo, sua ideologia, para daí, usá-los a favor dos nossos objetivos ou seja, dos objetivos pedagógicos , da proposta pedagógica com a qual estou trabalhando.
Nessa perspectiva, acredito que só despertamos interesse, curiosidade e motivação por algo no outro, quando os temos. Apesar dessas reações serem intrínsecas, provocam algum contagio no outro.
Ola Sulavone, parabens pelo sucesso.
ResponderExcluir